Linda Pousada 3km de Cavalcante – fácil acesso, 9 ha – Próximo das Cachoeiras
Description
Contando com uma localização privilegiada, distante apenas três quilômetros do centro da cidade, a pousada ocupa uma área de 90.000 metros quadrados e é cercada por muito verde, sendo que um dos limites da propriedade é definido por um córrego perene cuja nascente se encontra próximo a um dos marcos delimitadores. Em sua face oeste encontra-se o Morro da Cruz, imponente formação rochosa e um dos atrativos da cidade, sendo possível caminhar até seu topo de onde se tem uma vista panorâmica da região. Na porção sul há a RPPN Vale das Araras e a sudeste as montanhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Atualmente a pousada conta com treze acomodações, sendo 8 chalés e 5 apartamentos. A pousada teve início com sete chalés, sendo um deles maior que os demais com capacidade para cinco pessoas em ambientes separados, e os outros seis chalés que comportam até quatro pessoas cada, porém todas em um mesmo ambiente.
Com o aumento da demanda foi necessário aumentar o número de acomodações e para isto uma casa foi reformada e transformada em cinco apartamentos, sendo três no piso térreo e dois no piso superior. Dos cinco apartamentos, quatro têm capacidade para duas pessoas e um do piso térreo comporta três pessoas. Apesar de possuírem as mesmas características de conforto dos chalés, por estarem em uma mesma construção e consequentemente com menos privacidade, os valores de diárias praticados nestas acomodações são menores, o que veio a se mostrar vantajoso pois permite atuar em uma faixa de preços mais próxima dos demais concorrentes da cidade. Percebendo a demanda por acomodações diferenciadas, em um segundo momento um novo chalé foi construído, porém com características bem distintas dos iniciais. Este chalé possui uma área maior que os demais e recebeu instalações adaptadas a portadores de necessidades especiais, incluindo um amplo banheiro com abertura de vidro para o jardim privativo, onde se encontra uma banheira de hidromassagem ao ar livre. Este chalé comporta duas pessoas. Mesmo com diárias mais altas ele tem sido muito procurado e chega a ter lista de espera em algumas situações.
Todas as acomodações contam com um mesmo padrão de camas. As camas de casal são formadas pela junção de duas camas de solteiro, unidas por uma capa especial formando uma cama maior do que os modelos queen size. Os chalés possuem ainda uma bicama. Os colchões são do tipo molas ensacadas da linha hoteleira da Castor, com exceção dos colchões da cama baixa da bicama que são de espuma densidade 45, também da Castor.
Os móveis dos chalés foram feitos em Ipê, bem como as esquadrias (portas e janelas). Para os apartamentos e também para o novo chalé foram confeccionados móveis artesanais compostos de madeiras e metal. Todos os chalés contam com sistema de aquecimento solar para os chuveiros. Os apartamentos contam com chuveiros elétricos. Tanto os chalés quanto os apartamentos possuem aparelhos de ar-condicionado tipo split, instalados em dezembro de 2017. O restaurante possui nove conjuntos de mesas com quatro cadeiras cada em sua área interna, todas em madeira maciça, mais dois conjuntos de mesa com quatro cadeiras cada na área externa, em metal e vidro, com capacidade máxima para 44 pessoas. No espaço anexo ao restaurante há uma área de estar, com sofás e poltronas, mesas de apoio e duas mesas para jogos de tabuleiro, cartas e dominó.
A área de lazer é composta por um conjunto de piscinas em fibra de vidro, sendo que a adulta tem 22.000 litros e a infantil 2.000 litros. As piscinas foram reformadas em novembro de 2019. Junto às piscinas há uma área coberta e uma sauna a lenha do tipo finlandesa com vista panorâmica para as montanhas do parque nacional. O equipamento da sauna também foi trocado em novembro de 2019. Todos os móveis de piscina são em metal, sendo que as espreguiçadeiras são em alumínio recobertas por fibras sintéticas. As mesas têm tampos de vidro. Há ainda um conjunto de banheiros masculino e feminino próximo à área de lazer.
A cozinha é totalmente equipada, contendo, além de todo o conjunto de louças, talheres e demais utensílios, os seguintes equipamentos: – 1 freezer de 500 litros (novo) – 1 freezer de 400 litros – 1 geladeira de 500 litros (nova) – 1 cervejeira de 400 litros (nova) – 1 geladeira para bebidas de 280 litros (nova) – 1 fogão industrial de 6 bocas – 1 fogão convencional de 5 bocas com duplo forno (novo), – 1 forno de micro-ondas (novo) – 1 forno elétrico convencional – 1 liquidificador industrial em inox de 4 litros – 1 fatiadora de frios industrial – 1 masseira industrial – 1 balança eletrônica – 1 batedeira convencional. Além destes equipamentos, a cozinha conta com uma mesa central para preparo e manuseio de alimentos, 2 bancadas de apoio e um gabinete com gavetas e portas. Todo esse mobiliário é de aço inox e foi adquirido no início de 2021. Na lavanderia há duas lavadoras de roupas com capacidade para 16 quilos, ambas com menos de 4 anos de uso. Toda a roupa de cama e banho é branca e em algodão de linha hoteleira, sendo que 40% do enxoval tem menos de três anos de uso e outros 20% foram renovados em 2019. Na oficina há diversos tipos de equipamentos que permitem a realização de alguns serviços de manutenção sem a necessidade de contratação de terceiros. Além das ferramentas básicas para manutenção de jardins (roçadeira a gasolina e cortadora de grama elétrica), há uma serra de mesa e todo um conjunto de ferramentas de mão. As instalações são abastecidas por energia elétrica fornecida pela concessionária ENEL. As redes de distribuição de energia são subterrâneas e o dimensionamento dos cabos do sistema que atende aos chalés foi feito de forma a comportar a duplicação do número de chalés. Atualmente há dois sistemas de energia solar fotovoltaica do tipo “off grid”. Um deles atende toda a recepção, abrangendo todos os equipamentos de comunicações e informática, bem como a iluminação do prédio todo, que inclui recepção, restaurante, cozinha, lavanderia e dispensas.
Um outro sistema fotovoltaico abastece as antenas de recepção e propagação do sinal de internet. Os chalés receberam recentemente uma reforma nos telhados para instalação de isolamento térmico e neste projeto incluiu-se a instalação de conduítes para implementação de sistemas fotovoltaicos em cada unidade de forma a torná-los praticamente independentes da energia da concessionária. Há também um gerador movido a diesel com capacidade de 7.5KVa, capaz de atender a toda a demanda das instalações da recepção, restaurante, cozinha, lavanderia e dispensas, além de todo o sistema de iluminação dos caminhos de acesso às acomodações. De forma separada, o gerador também é capaz de alimentar a bomba do poço de água. A água utilizada é oriunda de um poço tubular profundo, com capacidade de exploração de até 12.000 litros por hora por 16 horas consecutivas. Mesmo tendo esta capacidade, a utilização máxima nos períodos de maior demanda não ultrapassa 15.000 litros por dia, incluindo a irrigação de jardins, horta e viveiro.
Há um sistema de tratamento de água para a remoção do ferro que é característico das águas desta região. O tratamento consiste em uma dosagem automática de cloro para oxidação do ferro e posterior remoção por meio de filtros equipados com zeóltita, um elemento filtrante específico para remoção deste elemento. O sistema de água é composto pelo poço, com bomba toda em aço inox, com motor de 3 CV e com capacidade de bombear 5.000 litros por hora, painel de controle automático, dosadora automática de cloro, dois reservatórios de 6.000 litros cada e dois reservatórios de 5.000 litros cada, dois filtros em aço inox de 1.000 litros por hora para as acomodações e um filtro de 1.000 litros por hora para o prédio da recepção, cozinha, restaurante e lavanderia. Após o bombeamento da água para os reservatórios, que são localizados na parte mais alta do terreno, toda a distribuição se dá por gravidade, através de tubulações de 50 milímetros de diâmetro, garantindo alta pressão em todos os pontos de consumo, o que permite inclusive a utilização para irrigação sem necessidade de bombas adicionais. O esgotamento sanitário das instalações se dá através de diversas fossas sépticas. Estas fossas foram construídas com duplo estágio de depuração e com capacidade 50% maior do que a necessária. A fossa que recebe toda a água do prédio da recepção, cozinha, restaurante e lavanderia foi inspecionada recentemente, sendo encontrada em perfeito estado de funcionamento. Durante todo o período de operação da pousada nunca foi necessário a remoção de resíduos das fossas.
Uma exceção é o último chalé construído, cujo esgotamento sanitário recebeu um equipamento biodigestor com posterior envio do efluente para um sistema de evapotranspiração. Além de todas as instalações descritas, há também um conjunto de instalações voltadas à produção de alimentos. Há uma área para produção de hortaliças e uma área de cultivo rotativo onde são produzidas verduras e alguns outros itens consumidos na pousada (mandioca, milho e abóbora, dentre outros). Junto desta área há uma plantação de bananas onde foram plantados também acerolas e mamoeiros em um sistema semelhante ao agroflorestal. Na parte inferior do terreno há um galinheiro com capacidade para 50 galinhas poedeiras, sendo possível abastecer parcialmente a demanda por ovos da pousada. Há um triturador de alta capacidade usado no processamento de restos vegetais e de podas visando a compostagem e no preparo de ração para as galinhas. No próximo item serão apresentados os aspectos operacionais e financeiros da pousada.
A taxa de ocupação média da pousada nos últimos 3 anos ficou em 36%, sendo que tivemos nosso maior número no ano de 2019, onde chegou a 41%. O mês de maior demanda é julho, onde a taxa de ocupação já atingiu o máximo de 73%. Já o período compreendido entre a segunda quinzena de novembro e a primeira quinzena de dezembro é o de menor movimento e, por conta disto, neste período que a pousada fica fechada para manutenções e férias dos colaboradores.
Nos grandes feriados nacionais a ocupação é de 100%, salvo raras exceções, via de regra em função de aspectos climáticos, ou seja, feriados que coincidem com o período chuvoso da região. A pousada tem hóspedes durante todo o ano, incluindo os dias de semana, sendo raro ficar sem hóspedes. O número médio de diárias é de 2,5 dias por hospedagem. O publico principal é composto por casais com faixa etária de 35 a 45 anos, principalmente das classes A e B, oriundos em sua grande maioria de Brasília, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Há um bom número de clientes fiéis que se hospedam frequentemente na pousada, alguns deles mais de 4 vezes no ano.
As diárias praticadas atualmente variavam de R$ 230 (acomodação mais simples nos dias de semana) a R$ 500 (acomodação mais cara em finais de semana). Em feriados os valores são em média 30% maiores do que as diárias de final de semana. O controle de reservas utilizado fez com que nunca houvesse um caso de overbooking. A pousada concentra suas vendas na internet, sendo que desde 2014 foi implementado um sistema de reservas online, através do qual é gerenciado todo o inventário de disponibilidade de vagas, seja para vendas no balcão, telefone, e-mail ou através da Booking e Expedia.
A equipe de colaboradores é bem capacitada, sendo frequentemente elogiada pelos hóspedes, fato este que pode ser comprovado através das diversas avaliações registradas tanto no TripAdvisor quanto na Booking.
Considerando a infraestrutura instalada, a localização privilegiada, a carteira de clientes, a situação contábil e legal e as possibilidades de expansão do negócio, foi definido o valor de R$ 3.500.000 como sendo adequado para este investimento.
Para maiores informações e agendar a visita:
62 99672 9027 (vivo whatsapp)
62 3446 2144 (fixo horário comercial)
Address
-
Country Brazil
-
Province/State Goiás
-
City/Town Alto Paraíso